Plano teve contributos de eurodeputada portuguesa
Hapag-Lloyd

Brian Simpson, Coordenador Europeu para as Auto-estradas do Mar, foi recebido pela Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (PE), onde apresentou o Plano Estratégico para as Auto-estradas do Mar, que irá em seguida ser analisado e aplicado pelos Estados-Membros, com a participação e o apoio da Comissão Europeia.

O plano contou com contributos da eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar sobre ligações marítimas de e para as Regiões Ultra-Periféricas (RUPs), que foram discutidas pela primeira vez pelo PE.

Nele também estão contidos contributos da Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura. Originária da Madeira, a eurodeputada incluiu nos seus contributos o exemplo da própria região, ela própria uma RUP.

No debate, que contou com a presença da eurodeputada, Cláudia Monteiro de Aguiar sublinhou a “importância das ligações marítimas de passageiros de e para as Regiões Ultra-Periféricas através das conexões com respectivos Países continentais”.

A eurodeputada acentuou ainda que “a Comissão Europeia deve ter atenção a estas ligações, ao impacto das mesmas na vida dos cidadãos insulares e à necessidade de identificá-las como soluções possíveis para a concretização do tão defendido espaço europeu comum de transportes”.

Na elaboração do documento, Cláudia Monteiro de Aguiar colaborou como oradora na Conferência das Auto-Estradas do Mar sob a temática e pilar primeiro da Estratégia (a sustentabilidade e o ambiente), apresentou os seus primeiros contributos relativamente à importância da utilização do Gás Natural Liquefeito e à necessidade das respectivas infra-estruturas de apoio e abastecimento e ainda sobre a importância deste tipo de combustível alternativo em termos de sustentabilidade ambiental.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill