O cameraman português Nuno Sá foi distinguido, juntamente com a sua equipa, com o prémio BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) na categoria Best Photography Factual pela participação de câmaras subaquáticas na série BBC Blue Planet 2, segundo comunicado oficial.
Nuno Sá fez parte da equipa principal nos episódios 1 (One Ocean) e 4 (Big Blue) da série, que tem 7 episódios e está a correr o mundo, tendo começado a ser emitida em Portugal na noite de Natal de 2017.
A participação de Nuno Sá deu-se “nos fiordes da Noruega e retrata dezenas de Orcas e baleias de bossas a alimentarem-se de grandes cardumes de arenque nas águas geladas da Noruega”, refere o próprio.
O próximo passo de Nuno Sá prende-se com uma série que está a gravar sobre o Mar Portugal, em parceria com o Oceanário e a Fundação Oceano Azul, e de que se espera a estreia entre Setembro e Outubro.
O prémio, da organização BAFTA, que tem um programa internacional de eventos e iniciativas de aprendizagem, distingue novos talentos capazes de descobrir, inspirar e possibilitar a aprendizagem e colaboração criativa do mundo.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha