Das novas acções de fiscalização da Polícia marítima resultaram a apreensão de 1 450 Kg de ameijoa e a detecção de uma embarcação de pesca ilegal.

O Serviço de Investigação Criminal do Comando Regional da Polícia Marítima do Centro procedeu Quarta-feira à apreensão de cerca de 1 450 Kg de amêijoa japónica no rio Tejo, em São João da Talha, na zona da Bobadela, tendo a operação decorrido depois de ter sido detetada a descarga ilegal de 4 embarcações para uma viatura, em zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria.

Para além da apreensão da amêijoa, foi ainda apreendida uma viatura e outros elementos probatórios que permitiram à Polícia Marítima obter indícios sobre o destino do produto. Foi também constituído um arguido, indiciado pela prática de diversos ilícitos de natureza criminal e contraordenacional ligados a esta atividade ilegal.

Desde o início de 2015, a Polícia Marítima tem centrado a sua ação em desmantelar estruturas ilícitas ligadas à atividade de apanha de amêijoa japónica, no rio Tejo., tendo sido apreendidos já, desde o ano passado, mais de 17 toneladas de amêijoa japónica, 6 viaturas e 14 embarcações, bem como efetuadas buscas em 3 armazéns ilegais de aquisição e expedição de bivalves e sendo constituídos 8 arguidos em processos-crime.​

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro, no âmbito de uma outra ação de fiscalização, no seu espaço de jurisdição marítimo, dirigida aos meios de salvação a bordo, detetou igualmente Quarta-feira, uma embarcação de pesca em atividade sem que possuísse licença para tal, bem como duas outras onde nenhum dos seus tripulantes envergava os devidos coletes de salvação, tendo sido fiscalizadas onze embarcações no total.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill