Frota com o crescimento mais baixo de sempre

A capacidade da frota global de porta-contentores deve crescer 4,6% em 2016, o valor mais baixo de sempre, de acordo com a Aplhaliner, uma plataforma informativa ao serviço da indústria do transporte marítimo.

Paralelamente, a Alphaliner refere o ritmo lento das entregas de navios e o aumento previsto do número de porta-contentores a vender para desmantelamento, como contributos para uma queda para menos de um milhão de TEU no crescimento líquido da capacidade nominal dos navios em 2016.

A mesma entidade nota também que as entregas de navios devem atingir este ano um total de 1,25 milhões de TEU (que poderá ser ainda menor se a tendência para um mercado fraco se mantiver ao longo de 2016), abaixo dos 1,72 milhões de TEU de 2015.

A continuação de uma procura lenta pode levar a um adiamento das entregas de navios e, nos casos de estaleiros com dificuldades financeiras, pode conduzir mesmo a cancelamentos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill