Depois de criar uma agência em Espanha, a Yilport quer crescer na Península Ibérica e para isso prevê investir nos terminais concessionados, incluindo nos portos de Lisboa e Leixões
APDL

Na sua mais recente edição, o jornal Transporte XXI refere que a Yilport, do grupo turco Yildirim, está a reforçar a sua dimensão no mercado ibérico, destacando a rede de terminais da empresa em Portugal e Espanha e a consolidação de uma agência consignatária em Espanha. E recorda que a Yilport já admitiu que 2018 será um ano de expansão da sua rede portuária ibérica, já composta por sete concessões em Portugal e duas em Espanha.

Segundo o jornal, uma primeira fase desta expansão contempla investimentos nas concessões da Liscont, no porto de Lisboa, e na TCL, no porto de Leixões. Em Lisboa, refere o jornal, a empresa renegoceia um contrato de concessão até Dezembro de 2042 e procura definir um investimento de 95 milhões de euros, incorporando duas novas gruas super post panamax e outros equipamentos. Em Leixões, negociou uma extensão da concessão por cinco anos e vai investir 43 milhões de euros, refere o jornal.

Numa segunda fase, a empresa prevê investir em Espanha e aí, a “jóia da coroa”, como lhe chama o jornal, é o terminal de Huelva, com um volume de tráfego de mercadorias na ordem das 55 mil TEU. Mas também se refere o terminal de Ferrol e a agência Sealine Spain Consignaciones, com sede em Sevilha, que nasceu da necessidade da WEC Lines dispor de “um gabinete na Andaluzia para poder laçar um serviço regular no sul de Espanha”, refere o jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill