O terminal de contentores de Leixões (TCL), será objecto de um investimento anunciado de 42 milhões de euros
Yilport

A Yilport, concessionária de vários terminais portuários em Portugal, pretende investir cerca de 200 milhões de euros no terminal Liscont, no porto de Lisboa e 42 milhões no terminal de contentores de Leixões, conforme anunciou ontem Robert Yuksel Yildirim, Chairman da holding com este nome e presidente e CEO do Grupo Yildirim, numa declaração sobre as perspectivas da Yilport para o triénio 2018-2020.

Em Lisboa, a Yilport tem planos para reconstruir o terminal Liscont, renovando a infra-estrutura e modernizando equipamentos, com guindastes de pórtico ship to shore e outra maquinaria. Está igualmente prevista uma dragagem para aprofundamento do calado até -14,5 metros. Em Leixões, está previsto um investimento de 42 milhões de euros no aumento de capacidade do terminal de contentores até um milhão de TEU.

Na mesma declaração, Robert Yuksel Yildirim manifestou a ambição de tornar a Yilport uma das maiores operadoras mundiais de terminais de contentores até 2025 e admitiu que a empresa está envolvida em negociações para aquisição de vários portos de pequena e média dimensão bem como terminais de contentores, na Europa, América Latina e América do Norte, sem excluir o crescimento orgânico. E estimou um crescimento do volume de negócios de dois dígitos ao ano, com expansão de alguns terminais e respectiva duplicação da capacidade anual de movimentação de carga ainda em 2018.

Na América Latina, a operadora espera começar a dragagem co canal e do cais de acostagem em Porto Bolívar, no Equador, até uma profundidade inicial de – 14,5 metros e posteriormente até – 16,5 metros, no próximo mês. Ainda este ano, começarão a ser construídos o sexto cais e 12 mil metros quadrados de instalações de refrigeração e será adquirido equipamento diverso (gruas, tractores, empilhadores, entre outro). O porto deverá atingir uma capacidade para acolher até um milhão de TEU no final da primeira fase do plano de desenvolvimento.

Na Suécia, a Yilport anunciou a duplicação da capacidade do terminal de contentores de Gävle, de 300 mil TEU para 600 mil TEU e a construção de um novo estaleiro com 360 metros de comprimento. A nova área de expansão estará equipada com material especialmente desenhado para este terminal. Para o mesmo local, está ainda prevista uma dragagem do canal e do cais de acostagem para -15 metros de profundidade.

Foi igualmente anunciado que os grandes investimentos da Yilport na Turquia, nos terminais Yilport Gebze e Yilport Gemlik, estão quase concluídos. No primeiro, a capacidade será agora de um milhão de TEU e, até ao final de 2018, no segundo, será possível movimentar dois milhões de TEU anualmente.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill