Desenvolvida pela Transa, empresa do grupo Wärtsilä, a solução aumentará a eficiência e segurança da navegação nos dois portos
Wärtsilä

A Wärtsilä anunciou ontem a conclusão da instalação da sua solução para o Serviço de Tráfego de Navios (Vessel Traffic Service, ou VTS) nos portos de Lisboa e Setúbal e do treino operacional das respectivas equipas. Segundo a empresa, o sistema “aumentará a eficiência destes portos, reduzindo o tempo de espera dos navios e permitindo uma pilotagem just-in-time”.

A solução foi encomendada em Julho de 2018 e concluída em 2019, com desenvolvimento da Transas, uma empresa do universo Wärtsilä. Entre outras coisas, contempla dois centros de controlo VTS, sete pontos de controlo remoto com sensores e a integração de vários radares, de estações de um Sistema de Identificação Automática (Automatic Identification System, ou AIS), câmaras diurnas e nocturnas, localizadores radio (RDF),sub-sistemas VHF e Navtex e sensores meteorológicos e marítimos. Além disso, os dados são partilhados entre os centros de controlo e os pilotos através de unidades portáteis para pilotos (Pilot Portable Units – Pilot PRO). Trata-se de uma solução com funcionalidades extensíveis, modular, escalável e susceptível de actualizações futuras.

“Este extenso projecto é outro notável exemplo de como a Wärtsilä utiliza altos níveis de conectividade e digitalização para desenvolver a mais recente tecnologia e criar mais segurança e eficiência operacional no âmbito da sua visão Smart Marine Ecosystem”, refere Dmitry Rostopshin, director da Wärtsilä.

Já Rui Barata, da Administração do Porto de Lisboa, e Carlos Marques, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) consideraram-se muito satisfeitos com eta solução para estes portos e agradeceram à Wärtsilä pela sua eficiente gestão deste projecto. “Lisboa e Setúbal são portos importantes da Península Ibérica e terem esta tecnologia avançada beneficiará as nossas operações e a segurança da navegação em vários aspectos”, referiram os dois responsáveis.

 



Um comentário em “Wärtsilä instalou nova solução VTS nos portos de Lisboa e Setúbal”

  1. Orlando Temes de Oliveira diz:

    Os Administradores Rui Barata (APL) e Carlos Marques (APSS) “consideraram-se muito satisfeitos com esta solução” por “terem esta tecnologia avançada beneficiará as nossas operações e a segurança da navegação em vários aspectos”, Será que podem exemplificar os ditos aspectos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill