A próxima regata da Volvo Ocean Race começa a ser pensada,, com semelhanças e diferenças face às anteriores, mas uma coisa é certa: a classe VO65 regressa em 2021.
Volvo Ocean Race

A próxima edição da Volvo Ocean Race, de 2021/2022, já está a ser trabalhada, tendo-se iniciado recentemente o processo da escolha das cidades pelo qual passará a maior regata do mundo, que terá início no Outono de 2021, em Alicante, e o final entre Maio e Junho de 2022, também na Europa.

A regata contará, ao contrário do habitual, com duas classes de embarcação – a IMOCA 60 e a VO65 -, o que fará desta uma disputa mais aberta, tanto a nível de competidores como de desenhadores e empresas patrocinadoras.

O IMOCA 60, um monocasco com fólios, mais conhecido em regatas com tripulação mais reduzida, como a Vendée Globe e a La Route du Rhum, será adaptado para tripulações maiores. E o VO65 é a embarcação de vela oceânica já utilizada. Provavelmente manter-se-ão as oito/dez etapas, assim como as etapas na Antártida.

A organização afirma que a sua prioridade é “manter-se fiel aos valores centrais do evento, continuando a evoluir”, tendo como objectivo promover uma regata sustentável, que aglutine os melhores competidores e a melhor tecnologia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill