Investimento prevê a requalificação da área, com um passeio marítimo e novas unidades hoteleiras
Vila Real de Santo António

A autarquia de Vila Real de Santo António aproveitou a deslocação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para apresentar diversos projectos que têm como objectivo dar uma nova vida à frente ribeirinha da cidade.

Luís Gomes, presidente da Câmara afirmou que a “estratégia da autarquia passa agora pela abertura da cidade à economia do mar, potenciando não só a criação de um cluster vocacionado para a inovação e para a construção naval, mas também a exploração das suas potencialidades turísticas”.

Um dos primeiros projectos passa pela criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Frente Ribeirinha. Inserido na iniciativa está a reabilitação do antigo porto comercial de VRSA, uma área de 7 hectares para onde está prevista a construção de duas unidades hoteleiras, um centro de congressos e uma clínica. A intervenção está avaliada em 20 milhões de euros e contempla a recuperação da zona da muralha (passeio ribeirinho) e do cais de embarque da cidade.

A requalificação do Jardim Sul está igualmente prevista, e onde se inclui a instalação de duas unidades de restauração. A obra, em fase de projecto, irá incidir numa área de 2,5 hectares.

Mas será o futuro Passeio de Santo António que irá “consumir” a maioria dos 150 milhões de euros do projecto total – 90 milhões de euros. Com uma área de 7 hectares (vai desde a zona sul de Vila Real de Santo António até à foz do Guadiana) o projecto visa a requalificação integral das antigas estruturas industriais, bem com a recuperação da muralha.

No programa apresentado à Ministra do Mar consta ainda a construção de um porto de recreio, a criação de uma unidade hoteleira, a conversão das antigas zonas industriais em habitação e a implementação de uma zona verde no passeio ribeirinho. A isto acrescenta-se a construção da futura marina da zona da Ponta da Areia, junto à foz do Rio Guadiana. Segundo a autarquia o equipamento encontra-se em fase de estudo prévio e a sua implementação está prevista no Plano Director Municipal (PDM) de VRSA.

Todos estes projectos serão enquadrados pela implementação de um cluster do mar na zona Norte da cidade. Zona da cidade para onde está prevista a deslocalização das actuais unidades de construção naval, bem como a instalação de unidades de transformação de marisco e de pescado. De referir que a área de intervenção abrange 24,5 hectares e o investimento ascende aos 17 milhões de euros (requalificação e construção de equipamentos).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill