A praia do Cabedelo recebeu pela primeira vez o encontro europeu de seleccões de surf adaptado cujos atletas se preparam para o campeonato europeu em França
ISA World Adaptive Surfing

A praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, recebeu o primeiro encontro europeu de selecções de surf adaptado, entre os dias 10 e 14 de Junho, com a presença de 13 atletas, treinadores e terapeutas de quatro equipas nacionais: Portugal, Espanha, Itália e França, revelou esta segunda-feira o Surf Clube de Viana (SCV).

No Adaptive Surfing Meeting, com ondas de meio metro a um metro, sagraram-se campeões o português Camilo Abdula, vencedor da classe AS1, o francês, Maxime Cabanne, na classe AS2, o italiano Massimiliano Mattei,na classe AS4 Prone, o português Nuno Vitorino na classe AS 5 Assist, e o francês Gwendal Du Fretay em AS VI.

Organizado pelo SCV em parceria com a Federação Portuguesa de Surf (FPS), o campeonato, que decorreu no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, teve como objectivo “por um lado, seleccionar os atletas que, em 2018, vão representar as cores nacionais e, por outro, constituir uma importante prova de preparação para vários atletas internacionais que vão disputar o Campeonato Europeu em Lacanau, França, no próximo mês de Setembro”, pode ler-se no comunicado oficial.

O grande destaque vai para Marta Jordão Paço, atleta do SCV que, aos 13 anos, conseguiu o 2º lugar na categoria Visual Impair. O seu talento, reconhecido pelas entidades presentes, foi inclusive notado pelo presidente da SCV, João Zamith, que confirma “a nossa preparação em termos técnicos, de estrutura e ao nível organizativo para a realização” do mesmo, e refere que “estamos muito orgulhosos por termos uma jovem promessa, como a Marta Paço, na equipa nacional”.

Também João Manuel, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, fez um balanço muito positivo do evento, “pela sua forte aposta na inclusão no desporto e pela promoção da prática desportiva para pessoas com deficiência”. Este responsável acredita mesmo que, a longo prazo, a dinâmica do surf e o facto de haver cada vez mais jovens com deficiência a demonstrar interesse por esta modalidade fará com que em 2028 ou 2032 o surf adaptado seja uma modalidade paralímpica.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill