Em cerimónia presidida pelo CEMA, o Contra-almirante tomou posse como novo Director-geral do Instituto Hidrográfico
Carlos Ventura Soares

No passado dia 2 de Julho, o Contra-almirante Carlos Ventura Soares foi empossado como Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), substituindo no cargo o Contra-almirante António Coelho Cândido,em cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado.

Com 54 anos, o novo Director-geral do IH concluiu o curso de Marinha – Ramo de Oceanografia em 1986, frequentou os cursos de Especialização de Oficiais em Hidrografia e de Engenheiro Geógrafo, tendo exercido funções no mar e em terra.

Entre as suas múltiplas funções, já exerceu os cargos de Director Técnico do IH (2006-2012), Director de Documentação e adjunto do Director-geral do IH (2013-2014), Director de Faróis (2014-2016), as funções de Director do Instituto de Socorros a Náufragos (2014-2015) e Subdirector-geral da Autoridade Marítima e, por inerência, 2º Comandante-Geral da Polícia Marítima (2016-2018).

Representou Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e o Instituto Hidrográfico em vários centros internacionais de âmbito militar e científico, incluindo a representação nacional no Comité Científico do NATO Undersea Research Centre (2001-2006). É autor de comunicações e publicações em ciências do mar e políticas e estratégias marítimas e já foi distinguido com louvores e condecorações.

Foto retirada do portal oficial da Marinha

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill