A economia azul pode ditar um «Renascimento» na economia da União Europeia, dita Karmenu Vella
Karmenu Vella

O Comissário do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, escreveu num artigo de opinião, sobre o European Maritime Day, para a revista do Parlamento Europeu, The Parliament Magazine, que a economia azul pode ser um ponto de viragem para a economia da União Europeia, inclusive por ser sustentável.

De acordo com o Comissário, o foco do Dia Europeu do Mar serão os portos e o potencial destes para o investimento sustentável. «Este ano, vou olhar para como a economia marítima pode ser uma parte do Renascimento económico da Europa» anuncia Karmenu Vella.

«As primeiras imagens que vêm à cabeça quando pensamos num porto são construções de aço, com gruas imponentes e o cheiro a iodo. Contudo, um olhar maior revela uma rede complexa de nichos cheios de potencial», escreve.

As novas tecnologias têm despontado «novas discussões e perspectivas», os recursos marinhos estão a tornar-se mais acessíveis e graças à robótica subaquáticas é possível mapeá-los. A tecnologia também pode explorar novas maneiras de tratar das necessidades que a globalização impõe, «seja para gerar energia das ondas, para o turismo ou até mesmo para a biotecnologia».

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill