Projecto visa promover relações entre alunos de diferentes culturas
NADA

No dia 8 de Novembro, pelas 14h30, será lançado simbolicamente no Tejo o NADA, um pequeno veleiro trabalhado e decorado por alunos de 7.º ano da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, de Almada. O evento terá a participação de 60 alunos e professores, que estarão a bordo da Caravela Vera Cruz, que partirá do Clube Náutico de Almada.

O veleiro estará equipado com um GPS, que permitirá aos alunos seguirem a sua rota enquanto navega pelo oceano. Se chegar a um novo destino, geram-se de imediato relações entre quem o lançou e quem o recebeu, favorecendo “uma interacção entre alunos de diferentes países e culturas”, conforme referem os promotores do evento.

O NADA é um dos três veleiros portugueses a lançar ao mar no âmbito do projecto «Leva Portugal ao Mundo», inspirado na chegada do WEST, um pequeno barco do projecto pedagógico «Educational Passages», à costa portuguesa. Os promotores esclarecem que “o seu lançamento será integrado numa regata internacional promovida” no âmbito deste projecto e em que participarão vários países do Arco Atlântico.

Recorde-se que o projecto «Leva Portugal ao Mundo» destina-se a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e tem acompanhamento pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Instituto Superior Técnico, Câmara Municipal da Horta, Estação de Biologia Marinha do Funchal e Oceans On! (um método pedagógico de literacia dos oceanos).

Os seus objectivos consistem em “explorar de forma holística a relação biunívoca entre a Humanidade e o Oceano, aumentar o conhecimento científico acerca do Oceano, desenvolver competências transversais de comunicação, planificação, criatividade, trabalho colaborativo, aproximar as crianças de outras culturas, fomentar actividades práticas e compreender a importância das novas tecnologias”, conforme refere o site do projecto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill