Exercício REP ATLANTIC 15 reúne meios da Marinha, e da Universidade dos Açores e Instituto Hidrográfico.

Começa hoje, 6 de Julho, e decorre até 29 deste mês, nos Açores, o exercício REP ATLANTIC 15, destinado a desenvolver capacidades de planeamento e controlo de meios submarinos, de superfície e aéreos, através de uma comunicação interligada e a promover a utilização de veículos não tripulados.

O exercício tem três fases, de acordo com a Marinha. A primeira, até 12 de Julho, visa encaminhar o mapeamento dos fundos com veículos autónomos não tripulados (AUVs e UAVs) e mapear com câmaras hiper-espectrais a bordo de AUVs.

A segunda fase, de 13 a 19 de Julho, decorrerá no banco de S. Mateus e visa seguir cetáceos, identificar as condições ambientais das zonas da sua alimentação, e fazer um levantamento hidrográfico com AUVs para testar apoios a forças expedicionárias e cenários de busca e salvamento.

A terceira fase, de 20 a 28 de Julho, decorrerá no Faial e tem por objectivo classificar fontes hidrotermais e mapear fundos com recurso a veículos não tripulados submarinos e aéreos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill