Pela segunda em sete dias, um Veículo Aéreo Não Tripulado Iraniano (VANT), procedeu a vários voos rasantes, no Golfo-Pérsico, sobre o Porta-Aviões USS Nimitz.

De acordo com informações da própria Marinha dos Estados Unidos, o evento ocorreu no último Domingo, tendo o VANT Iraniano sobrevoado várias vezes o Porta-Aviões Nimitz a uma distância inferior a cerca de 300 metros.

As manobras foram consideradas como «perigosas e pouco profissionais», tendo os responsáveis da Marinha Norte-Americana referido ainda que as manobras realizadas criaram mesmo situações com probabilidade de colisão, não respondendo a qualquer contacto via rádio, manifestando um procedimento completamente à margem dos costumes e lei marítima internacional.

Já a 8 de Agosto um outro incidente semelhante tinha obrigado um Super Hornet F / A-18E a aterrar de emergência no Porta-Aviões depois de se ver obrigado a alterar o rumo para evitar uma colisão.

Ainda d acordo com a Marinha Norte-Americana, este é já o 14º incidente verificado em 2017 entre a Marinha Norte-Americana e forças da Marinha Iraniana no Golfo Pérsico.

Não obstante, a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) negou, entretanto, ter voado qualquer VANT próximo do Nimitz, acrescentando que a mesma força se limitou a realizar as habituais missões diárias de patrulhamento, na zona própria de identificação de defesa aérea (ADIZ), procedendo sempre no mais estrito respeito com os acordos e regulamentos internacionais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill