Empresa espera negócio de 1.100 milhões de dólares

A empresa mineira brasileira Vale S.A. quer dispensar os seus 11 últimos Valemaxes (grandes cargueiros para transporte de minério de ferro) através de um acordo de lease-back, pelo qual poderia ceder a propriedade dos navios e manter a sua utilização por um prazo definido. De acordo com dados publicados na imprensa, a empresa fixou um preço de 110 milhões de dólares (101 milhões de euros) por navio e, segundo o CFO da Vale S.A., existe muito interesse neles, embora não tenha mencionado nomes de potenciais compradores.

A intenção da companhia foi revelada na 6ª feira, em Londres, durante uma conferência de investidores e surge na sequência do colapso de uma barragem em Samarco, no Brasil, que inundou os terrenos de comunidades locais de resíduos de minérios, destruindo milhares de habitações e matando 15 pessoas. O Governo brasileiro processou a Vale S.A., BHP e a Samarco Mineração S.A. em cerca de 5.2 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros) pela ocorrência. Neste momento, as três empresas procuram minimizar os estragos e realojar a população.

Com esta operação, a Vale S.A. pretende reduzir os custos de transporte entre o Brasil e a Ásia e obter taxas de frete mais competitivas. De acordo com o Chefe da Divisão de Metais Ferrosos da empresa, também se pretende reduzir a pegada de carbono dos navios.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill