A União Europeia conseguiu acordo com a IATTC a criar um programa de recolha de dados para prevenir a pesca insustentável das espécies

A Comissão Inter – Americana do Atum Tropical vai ter uma nova proibição de caça à manta, através de uma iniciativa da União Europeia. O acordo foi assinado esta semana no Equador. Também foi conseguido um novo programa de gestão da pesca ilegal.

Assim, uma nova retenção à pesca de mantas e raias na região do Pacífico vai entrar em curso. Ambas as espécies estão sob ameaça. A monitorização das populações começará em 2017.

Apesar deste sucesso, a Comissão dos Assuntos Marítimos não deixa de referir que não foi conseguido consenso na caça ao tubarão na mesma área. O próximo passo vai ser a consulta aos parceiros internacionais para novas apresentações na reunião do próximo ano.

 O IATTC é a organização responsável pela conservação e gestão da pesca do atum e outros recursos marinhos no Pacífico Este, e os membros são o Canadá, a China, a União Europeia, o Japão, os Estados Unidos, o México e outros países do continente americano.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill