UNESCO reuniu Quinta-feira passada com os Estados Membros, a propósito do Dia da Ciência Oceânica, para debater oportunidades de sustentabilidade do planeta que começa nos oceanos.

A UNESCO-COI (EurOcean Cooperating Member) esteve reunida com os Estados Membros Quinta-feira para participar do Dia da Ciência Oceânica de 2019. Estas sessões, organizadas desde 2015, oferecem uma oportunidade para continuar a destacar a relevância da ciência dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, fornecendo uma plataforma para investigadores e actores políticos participarem num diálogo que se reforça mutuamente.

O Dia da Ciência Oceânica 2019 concentrou-se nos seguintes temas, que reflectem os três primeiros objectivos da Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável: Preenchimento de lacunas do conhecimento actual; Conhecimentos oceânicos para uma gestão baseada em ecossistemas; e Ciência Oceânica para salvas vidas.

Se há questão que exige colaboração internacional, é esta. Quer na ciência, quer na tecnologia marinha, enfatizando a necessidade de novos desenvolvimentos científicos e tecnológicos oceânicos para atender às necessidades da sociedade, a investigação é a base deste desenvolvimento. Por isso, o Dia da Ciência Oceânica 2019 foi um dia também aberto ao público em geral.  



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill