Face à proximidade do fim do protocolo de cooperação sobre pescas entre a UE e Marrocos, a CE está a preparar o caminho para renegociar o acordo
Sanchi

Na última semana, a Comissão Europeia (CE) adoptou uma recomendação destinada a obter uma autorização do Conselho Europeu para negociar um novo protocolo de cooperação sobre pescas entre a União Europeia (UE) e Marrocos, dado que o último acordo entre europeus e marroquinos sobre a matéria expira no próximo Verão, em 14 de Julho.

O actual protocolo, negociado para quatro anos, foi alvo de uma avaliação positiva por entidade independente, segundo a CE. E quer a CE, quer o Governo de Marrocos já manifestaram intenções de o renovarem. Nesse contexto, estão em causa 120 navios de 11 países da UE (Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Lituânia, Letónia, Holanda, Irlanda, Polónia e Reino Unido).

Segundo a CE, a avaliação independente feita ao protocolo em vigor concluiu que o apoio ao sector resultante do acordo e da estratégia nacional marroquina para as pescas beneficiou todas as regiões envolvidas.

A avaliação enfatiza que os termos do acordo em favor do desenvolvimento económico beneficiaram as populações locais, designadamente, através da possibilidade de descargas em portos de Marrocos e do embarque de marinheiros marroquinos abordo de embarcações da UE (cerca de 200 trabalham a bordo de embarcações europeias).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill