Em breve a UE decidirá se pune um conjunto de empresas por violação de normas de concorrência, na sequência de uma investigação que contou com a colaboração de autoridades norte-americanas e japonesas
SEASOLAS

Várias empresas de transporte marítimo podem vir a ser punidas pelos reguladores da União Europeia (UE) por envolvimento em esquemas de fixação ilegal de preços, revela o World Maritime News com base em informações da Reuters, que cita fontes anónimas. Entre outras, estarão envolvidas empresas japonesas e da Noruega.

Segundo o jornal, o caso estará relacionado com uma investigação lançada em Setembro de 2012, quando elementos da Comissão Europeia (CE) estiveram em instalações europeias de várias dessas empresas para uma inspecção, que terá sido coordenada com autoridades da concorrência dos Estados Unidos e do Japão.

A CE terá então considerado que tinha razões para crer que as empresas estavam envolvidas em práticas restritivas de negócio e de cartelização. Segundo o jornal, nos seus relatórios de 2017, as empresas japonesas envolvidas admitiram que estavam sob investigação na UE e noutros países por suspeita de violação de leis da concorrência relativas ao transporte de veículos automóveis e outras mercadorias.

O jornal também revela que as empresas japonesas e suas subsidiárias no estrangeiro terão sido alvo de processos judiciais nos Estados Unidos. O impacto destas medidas ainda está por determinar. No plano europeu, é esperada uma decisão nas próximas semanas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill