A União Europeia lançou já a sua nova estratégia para o Árctico assente em 39 acções centradas nas questões ambientais e na cooperação internacional.
Norwegian Ice Service

Não deixando de reconhecer a importância das actividades marítimas no Árctico e da designada passagem do Nordeste, a União Europeia pretende no entanto assegurar com a sua nava estratégia, a máxima segurança na região e um mínimo de efeitos ambientais colaterais.

Nesse sentido, a nova estratégia centra-se tanto no lançamento de medidas tendo em vista a limitação das emissões de carvão negro como de metano, bem assim como as complexas operações de busca e salvamento na zona.

Em simultâneo, encoraja também a criação de um Fórum Europeu do Árctico.

Saudada já como muito positiva esta nova iniciativa, algumas Organizações Não Governamentais, como a Bellona Foundation, Environmental Investigation Agency, Friends of the Earth (US), Naturschutzbund Deutschland (NABU), Pacific Environment, Seas At Risk, Transport & Environment, e WWF, além de apelarem também à cooperação com outras organizações, como a IMO, International Maritime Organizatio, e o Conselho do Árctico, não deixam de lamentar não ter a União Europeia, até agora, pugnar também pela proibição e eliminação do uso do fuel oil pesado (HFO) na região, dados os seus efeitos tóxicos extremamente nocivos para o Ambiente.

Patrick Verhoeven, Secretário Geral da ECSA, Associação Europeia de Armadores, também elogiou já a iniciativa da União Europeia, destacando em particular a necessidade de cooperação internacional, não deixando de notar igualmente os desafios colocados à navegação no Árctico, desde a falta de infraestruturas até à debilidade dos sistemas de controlo de navegação e de busca e salvamento.

Nesse enquadramento, para a ECSA vêem como importante a intenção de manutenção dos mesmos níveis de apoio financeiro à investigação no Árctico, esperando igualmente que a EMSA, Agência Europeia de Segurança Marítima, possa vir a alargar as suas acções de vigilância marítima e monitorização de tráfego à região.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill