Um orçamento de 27,6 milhões de euros, dos quais 20,1 milhões provenientes da União Europeia, financiará o projecto AUTOSHIPS de construção de dois navios autónomos para navegação em águas europeias
Hyundai Heavy Industries

A Comissão Europeia (CE) anunciou um novo financiamento para um projecto de navegação marítima autónoma em águas europeias, denominado AUTOSHIP, e que funcionará em redor da Rolls Royce e da Kongsberg, dois importantes fornecedores de tecnologia e equipamentos indústriais.

Durante três anos e meio, serão construídas e testadas duas embarcações autónomas e de controlo remoto, juntamente com a respectiva infra-estrutura terrestre de apoio. O orçamento previsto é de 27,6 milhões de euros, dos quais 20,1 milhões serão provenientes da União Europeia.

Os testes decorrerão durante duas campanhas de demonstrações piloto vocacionadas para a mobilidade entre o Corredor Báltico e um importante porto marítimo da União Europeia e o seu hinterland.

A componente tecnológica incluirá navegação totalmente autónoma, agendamento auto-diagnóstico, prognóstco e operacional, bem como aspectos de comunicação capacitadores de um alto grau de segurança informática e integração dos navios numa infra-estrutura electrónica moderna. Paralelamente, instrumentos digitais e metodologias para concepção, simulação e análise de custos serão desenvolvidas para toda a comunidade de navios autónomos.

O projecto contribuirá para que os operadores e armadores melhorem as economias de escala dos seus investimentos, visando maior competitividade e renovação de frotas, tornando-as mais atractivas do que as frotas rodoviárias.

A CE espera que este desenvolvimento acelere a chegada da próxima geração de navios autónomos, demonstrando esta solução em ambiente real de navegação marítima de curta distância (short sea shipping) e vias navegáveis interiores.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill