Numa alusão ao grupo Yildirim, que não mencionou, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores admitiu o interesse da Turquia na concessão do porto da Praia da Victória, que deverá ir a concurso público internacional. O Embaixador turco em Portugal, numa visita à região, confirmou o interesse, sem no entanto mencionar qualquer grupo empresarial
Turquia

O Embaixador da Turquia em Portugal, Mehmet Hasan Göğüş realizou recentemente uma visita oficial à Região Autónoma dos Açores, “integrada na preparação de uma missão empresarial deste país à Região para conhecer potencialidades de investimento e negócios” e a convite do Executivo Regional, conforme referia a respectiva nota oficial.

No âmbito da visita, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, que tutela a pasta da Competitividade Empresarial, admitiu que entre outras áreas de interesse comum, “a Turquia tem uma enorme experiência e dimensão na área portuária”, e recordou investimentos recentes de uma empresa internacional daquele país em portos nacionais, numa alusão ao grupo Yildirim.

Foi igualmente admitido que face a essa experiência em investimentos na área portuária, a Turquia poderá ter interesse num concurso internacional para a concessão do Porto da Praia da Victória, na Ilha Terceira, que já foi anunciado pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, mas ainda não foi aberto. Um interesse confirmado, quer por Sérgio Ávila, quer pelo Embaixador turco.

A propósito do interesse turco nesse porto, Sérgio Ávila referiu que “há, nessa matéria, uma possibilidade de reforço dessa intervenção com as oportunidades que surgem também nos Açores ligadas, por exemplo, ao processo que já foi anunciado de concurso público internacional para a concessão da exploração de investimento no porto da Praia da Victória”.

Segundo apurámos, a visita incluiu uma deslocação ao porto da Praia da Victória, durante a qual o diplomata terá contactado com representantes da Portos dos Açores, que gere os portos comerciais açorianos de Horta, S. Roque, Velas, Lajes, Praia da Victória, Angra do Heroísmo, Praia da Graciosa, Ponta Delgada e Vila do Porto.

Apesar deste porto já ter sido mencionado a propósito da criação de uma zona económica especial na sua área que o envolve e ao aeroporto das Lajes, questão que não conhece qualquer desenvolvimento recente, segundo apurámos, não existe qualquer relação entre o concurso anunciado para a concessão do porto e essa intenção de criar uma zona especial.

De acordo com Sérgio Ávila, o objectivo da missão empresarial que deverá visitar o arquipélago é a captação de investimento turco. O mesmo responsável recordou que a Turquia é membro do G20 e a 18ª economia mundial.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill