Pela primeira vez na história, a Turquia vai exportar serviços de alta tecnologia de modernização de submarinos para a Roménia e Paquistão.

A Turkish Defense Technologies Engineering (STM), principal parceira do Subsecretariado para as Indústrias de Defesa que venceu o concurso para a modernização dos submarinos da Marinha Paquistanesa, de construção francesa, e modernização dos submarinos da Mainha Romena, de construção britânica, irá exportar, pela primeira vez na história, serviços de alta tecnologia, num negócio avaliado em 500 milhões de dólares (442 milhões de euros).

A Turkish Defense Technologies Engineering competiu com empresas chinesas, italianas e norte-americanas, não deixando de ter com certeza importância para a decisão final, no caso do Paquistão, o sucesso da construção pela STM dos navios de abastecimento entregues há dias em Karachi, integralmente desenhados por engenheiros turcos e construídos nos estaleiros de Karachi sob supervisão de técnicos turcos.

Embora os submarinos da Marinha Paquistanesa sejam de construção francesa e o Governo de Paris tenha intervindo a favor das empresas francesas, como refriu um alto responsável do Ministério da Defesa do Paquistão, a preferência pela proposta Turca respeita também ao facto de se constituir como um projecto mais desenvolvido, bem como pelo facto de o Paquistão pretender dispor de navios nacionais (MILGEM), corvetas e helicópteros ATAK desenvolvidos pela Turquia.

Segundo ainda o mesmo responsável, a China também se propôs oferecer três helicópteros ao Paquistão caso desistisse da aquisição dos ATAK, o que também não foi aceite tanto mais quanto o Paquistão tem igualmente como intuito juntar-se à Turquia no desenvolvimento do programa de desenvolvimento de novos caças (FX), bem como há todo o interesse da Turquia prosseguir o treino militar aéreo paquistanês de acordo com o programa entretanto iniciado pelo Governo de Islamabad.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill