O barco que arvora bandeira portuguesa conseguiu o quarto lugar, somando oito pontos, na etapa mais difícil e depois de ter tido um problema com o vau.
Volvo Ocean Race

O Turn the Tide on Plastic garantiu, na etapa mais difícil da Volvo Ocean Race (VOR), o quarto lugar. Cruzaram a linha de chegada da 7ª etapa em Itajaí, no Brasil, às 04:12:44 UTC, no Sábado de manhã, com vento ligeiro, somando assim 8 pontos.

“Acabámos de passar por uma etapa monstruosa e tivemos que trabalhar muito para garantir este resultado”, referiu Dee Caffari, a skipper da embarcação, momentos depois de cruzar a linha de chegada. “Mas foi assim a etapa inteira. Tem sido um trabalho difícil e este grupo realmente merece todo o crédito por terminar em quarto lugar. Estou muito orgulhosa deles”.

O veleiro teve um bom começo nesta etapa, conseguiu alguma vantagem inicial, no entanto depois de passar o Cabo Horn teve um problema com um vau (os suportes horizontais que ajudam a sustentar o mastro) que saiu do sítio e colocou o mastro em risco. Após terem que abrandar para reparar a avaria, a equipa viu que o trio da frente tinha escapado e o objectivo foi garantir o quarto lugar, à frente do MAPFRE, refere o comunicado oficial.

“A equipa está a crescer a cada etapa”, acrescentou Caffari. “Provámos isso na última etapa, nos ventos mais leves e nas águas planas, e agora também com muito vento, e grandes ondas. Esta equipa está pronta para qualquer situação e eu apoio-os a 100%”.

A equipa espanhola MAPFRE garantiu, Domingo de manhã, o quinto lugar, somando seis pontos. Um resultado que decepcionou a equipa: “tem sido difícil para todos nós”, disse Fernández. “Estávamos à espera de um resultado muito melhor, mas não é o fim do mundo, não é assim tão mau. Apesar do mastro danificado, o MAPFRE foi capaz de se manter na etapa mas quando a vela grande se rasgou, próximo do Cabo Horn, foram forçados a parar durante 13 horas para reparar as avarias.

Cinco barcos terminaram a 7ª etapa – Brunel vitorioso e a marcar o máximo de pontos, seguido pelo Dongfeng Race Team e AkzoNobel. No Sábado, o Turn the Tide on Plastic terminou no quarto lugar e no Domingo o MAPFRE. Duas equipas abandonaram a etapa: o Team SHK / Scallywag, após a trágica perda do John Fisher, e o Vestas 11th Hour Racing após ter partido o mastro no sul das Ilhas Falkland. Os barcos de ambas as equipas estão a caminho de Itajaí, no Brasil, com o objectivo de partirem na 8ª etapa, no Domingo, 22 de Abril.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill