Hanjing Shipping

A tripulação do porta-contentores Hanjing Seattle foi autorizada a desembarcar no porto de Seattle, segundo a Federação Internacional dos Trabalhadores dos Transportes (FITT, ou ITF, em inglês).

A decisão foi bem recebida pela FITT, que em Setembro tinha criticado as autoridades norte-americanas (a US Customs and Border Protection, ou CBP) por negarem tal autorização aos tripulantes e considerado que a proibição constituía uma grave violação aos seus direitos.

David Heindel, da ITF, considerou que “estamos todos satisfeitos com a resolução deste problema e interessados em mais conversas com as autoridades norte-americanas sobre questões de bem-estar, como esta”.

A situação foi revelada na sequência de uma visita a bordo do Hanjing Marine, em Setembro, por parte de um inspector da ITF nos Estados Unidos, e ampliada por uma acção espontânea dos estivadores do porto de Seattle, que ajudou a chamar a atenção para o caso.

De acordo com David Heindel, as necessidades básicas das tripulações da Hanjing Shipping continuarão a ser asseguradas por uma coligação formada pelo Governo sul-coreano, a Federação dos Sindicatos dos Marítimos da Coreia (membro da ITF) e pela Associação dos Armadores da Coreia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill