Um guia com indicações sobre métodos de prevenção e reacção a ataques informáticos no transporte marítimo foi agora reeditado, com actualizações, por diversas entidades representativas do sector
BIMCO

Poucos dias depois do ataque informático Petya ter afectado diversos negócios da Maersk, um grupo de entidades da indústria do transporte marítimo publicou uma segunda edição das Orientações Sobre Ciber-segurança a Bordo de Navios, com conselhos práticos sobre formas de enfrentar ataques informáticos.

Este guia contra ataques informáticos inclui informações sobre segurança das redes, conselhos sobre gestão de atracagens de navios, métodos de segurança informática das comunicações e durante escalas em porto, entre outras indicações.

Segundo a BIMCO, alguns capítulos foram reformulados para reflectirem uma orientação especificamente dirigida aos navios e ao controle remoto em situações de intrusão na segurança informática da navegação. Além disso, as orientações estão alinhadas com as recomendações da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) sobre gestão de risco informático adoptadas em Junho deste ano.

Segundo meios de comunicação internacionais, foi acrescentado um sub-capítulo sobre segurança, no qual se aborda a cobertura a fazer após um ataque informático e o papel que esta desempenha na análise de risco feita pelos armadores. O guia tem ainda um anexo baseado na experiência real de armadores com os seus navios.

Entre os membros do grupo autor deste guia estão a BIMCO, a Cruise Lines International Association (CLIA), a Câmara Internacional da Marinha Mercante (International Chamber of Shipping, ou ICS), a International Association of Dry Cargo Shipowners (INTERCARGO), a International Association of Independent Tanker Owners (INTERTANKO), a International Union of Maritime Insurance (IUMI) e o Oil Companies International Marine Forum (OCIMF).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill