A Organização Mundial do Comércio classificou a generalidade dos índices sobre comércio internacional abaixo do referencial de aceleração, exceptuando o movimento de contentores em portos, que revelou uma tendência estável, já no patamar positivo
Terminal XXI

O movimento de contentores em portos foi o único índice com um valor estável na mais recente análise da Organização Mundial de Comércio (OMC), o World Trade Outlook Indicator 2019, publicado esta semana, sobre as tendências do comércio internacional. A generalidade dos índices situaram-se abaixo do valor 100, que é o referencial a partir do qual se considera existir uma tendência de crescimento a médio prazo.

Com 100.3, o movimento de contentores em portos, situou-se acima do referencial, ao contrário das encomendas para exportação (95.3), carga aérea internacional (96.8), produção e venda de automóveis (92.5), componentes electrónicos (88.7) e matérias-primas agrícolas (94.3). No documento, a OMC classifica globalmente o comércio internacional com 96.3, o valor mais baixo desde Março de 2010.

De acordo com o Maritime Executive, a antecipação de importações face à data de aplicação de taxas sobre bens importados prevista no contexto do conflito comercial entre a China e os Estados Unidos pode justificar este resultado na carga contentorizada nos portos. Já os problemas técnicos no sector automóvel alemão podem ter contribuído para resultados menos bons na produção e venda de automóveis.

A análise da OMC considera ainda que o declínio simultâneo em vários índices comerciais pode colocar os políticos de sobreaviso relativamente a um abrandamento do comércio internacional enquanto algumas tensões permanecerem por resolver. Em contrapartida, melhorias nas políticas ambientais poderão representar uma recuperação rápida da actividade.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill