A empresa japonesa e a Japan Fisheries Research and Education Agency estão a projectar construir e comercializar uma embarcação de pesca a hidrogénio
Sillk City
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A empresa japonesa Toyota projecta construir, em colaboração com a Japan Fisheries Research and Education Agency (FRA), uma embarcação de pesca movida a hidrogénio, com zero emissões de CO2, segundo o Safety4Sea.

 

A FRA começará a projectar o navio em 2019 para realizar testes de mar em 2022, com o objectivo de o comercializar, contribuindo assim para limitar as emissões de CO2.  A embarcação em questão, um protótipo de 19 toneladas, será usada para a pesca de atum nas ilhas de Goto, em Nagasaki, no Japão.

 

O hidrogénio, derivado de água doce, poderá tornar a indústria pesqueira mais estável. A única desvantagem são os elevados custos de produção do hidrogénio. Pelo que o Japão, para mitigar tais custos, pretende aumentar o número de instalações de fornecimento de hidrogénio, como estações de hidrogénio, até 2030 e reduzir o custo do combustível de hidrogénio em cerca de um quinto do preço actual até 2050.

 

Note-se que este é um dos países que tem avançado na redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), tendo diminuído 26% em relação ao nível de 2013, incluindo uma redução de 15% nos navios.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill