Por 7,45 mil milhões de dólares, a francesa Total adquiriu o negócio de petróleo e gás do grupo Maersk. O acordo depende ainda de vários pareceres, mas deverá estar efectivamente concluído no final do 1º trimestre do próximo ano.
Digital Container Shipping Association

O grupo dinamarquês A.P. Møller – Mærsk A/S assinou um acordo para a venda da sua divisão de petróleo e gás à francesa Total S. A., por 7.450 milhões de dólares (cerca de 6,6 mil milhões de euros), dos quais 4.950 milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros) pagos em acções da Total S.A., equivalentes a 3,76% da empresa. No âmbito do acordo, a Total S.A. assumirá também 2.500 milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros) de dívidas de curto prazo da Maersk Oil.

Segundo a Total S.A., a empresa ofereceu ainda um lugar no Conselho de Administração à A.P. Møller Holding A/S, principal accionista do grupo A.P. Møller – Mærsk A/S. O acordo está dependente da aprovação de diversas entidades, incluindo o Governo dinamarquês e autoridades da concorrência, e do processo de notificação e consulta dos representantes dos trabalhadores da Total S.A. Datada de 1 de Julho de 2017, a transacção deverá estar concluída no final do primeiro trimestre de 2018.

Em comunicado, o grupo dinamarquês assume que este é um passo na sua estratégia de se afastar nos negócios petrolíferos e seus relacionados, para se dedicar à criação de uma empresa integrada de transporte e logística, e resulta dos desenvolvimentos do mercado e da indústria do petróleo e gás ao longo dos últimos anos. Além disso, o grupo admite que esta operação contribuirá “significativamente para suportar a sua forte estrutura de capital”.

Por outro lado, esta transacção tornará a Total S.A. a segunda maior operadora de petróleo e gás no offshore do Noroeste Europeu, que é a sétima principal região produtora de gás e petróleo e todo o mundo. Contribuirá igualmente para reforçar a produção offshore que a empresa francesa já tem no Reino Unido e na Noruega e para criar um novo hub regional da Total S.A. na Dinamarca para as suas operações neste país, na Noruega e na Holanda.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill