A comissão parlamentar de Agricultura e Mar aprovou o novo regime de tributação para a marinha mercante portuguesa
Tonnage tax

A Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República aprovou a proposta de lei que concede ao Governo autorização para criar um novo regime de tributação para a marinha mercante portuguesa, também conhecido por tonnage tax, informou o Ministério do Mar. Depois de aprovada na generalidade pelo plenário do Parlamento, a proposta foi agora aprovada na especialidade.

O próximo passo será a aprovação por votação final global na Assembleia da República. Recorde-se que em Abril, no mesmo dia em que era aprovada na generalidade em Portugal, a proposta merecia aprovação para um período de 10 anos da Comissão Europeia (CE). Com esta medida, “as empresas com navios de bandeira portuguesa passarão a pagar impostos com base na tonelagem líquida das atividades, e não com base nos lucros tributáveis” e “os tripulantes terão isenção de IRS e redução nos descontos para a Segurança Social”, esclarece o Governo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill