No dia 6 de Março, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, os dois países vão assinar um acordo que coloca termo a uma disputa territorial a que não são alheios interesses económicos na exploração de gás natural em águas de ambos os Estados
Greater Sunrise

Timor-Leste e a Austrália concordaram em resolver a sua disputa territorial relativa ao campo de gás natural Greater Sunrise, segundo refere a Maritime Executive. De acordo com a publicação, os respectivos Governos agendaram um encontro para o dia 6 de Março, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, destinado à assinatura do Tratado.

O campo Greater Sunrise está situado a 150 Km a sul de Timor-Leste e a 450 Km a noroeste de Darwin, na Austrália, em águas com 600 metros de profundidade. Cerca de 20% do campo situa-se numa área administrada conjuntamente pelos dois países e 80% em águas australianas.

A Austrália traçou um limite entre as duas zonas alinhado com a sua plataforma continental, mas Timor-Leste defende que a linha divisória deve ser traçada a meio caminho entre os dois países, o que, a verificar-se, colocaria a maioria do campo de gás sob controlo timorense.

Descoberto em 1974, este campo contém 5,1 triliões de pés cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) e 226 barris de condensado, de acordo com estimativas mencionadas pela publicação. O operador é a Woodside Petroleum, que detém uma quota de 33,4%, apoiado pela Shell (26,5%), ConocoPhilips (3%) e Osaka Gas (10%).

Em 2010, a Woodside Petroleum manifestou a sua preferência por um método de exploração assente numa plataforma flutuante (floating liquefied natural gas, ou FLNG). Já Timor-Leste prefere um sistema baseado numa exploração a partir de terra e, segundo alguns meios de comunicação social, embora possa ter direito até 80% das receitas, pode aceitar receber menos se o sistema adoptado for o da sua preferência.

A publicação refere ainda que ao abrigo de um acordo realizado no Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia, a distribuição de receitas do campo de gás será diferente conforme os benefícios resultantes de cada um dos métodos de exploração adoptados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill