Em declarações à LUSA, o Ministério do Mar admitiu que conta entregar uma definição de âmbito do projecto à APA até ao final do ano e que depois da obtenção de uma declaração de impacto ambiental favorável será possível concessionar o terminal em 2020
Administração do Porto de Lisboa

Em declarações recentes à agência LUSA, o Ministério do Mar admitiu que o projecto para um novo terminal multimodal no Barreiro pode ser concessionado em 2020. O Ministério do Mar admitiu também à LUSA que até ao final do ano deverá entregar à Agência Portuguesa do Ambiente uma proposta de definição de âmbito do projecto, que “incluirá os resultados da consulta pública e os pareceres das entidades conhecidos durante o procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental anterior”.

Segundo terá referido o Ministério do Mar à agência noticiosa, citada em vários meios de comunicação, o objectivo do Governo é “garantir, por um lado, que o estudo prévio e o Estudo de Impacto Ambiental em reformulação no âmbito do grupo de trabalho criado pela ministra do Mar dê satisfação a todas as recomendações da APA e, por outro, que a solução resulte consensual entre todas as entidades que integram o grupo de trabalho, em particular a Câmara Municipal do Barreiro”.

Ainda à LUSA, o Ministério do Mar terá referido que “previamente à construção do terminal haverá que obter uma Declaração de Impacte Ambiental favorável e lançar o concurso para a concessão do projecto, da construção, da operação e do financiamento do Terminal do Barreiro, que será da responsabilidade da iniciativa privada”. Sendo assim, “e cumprindo-se os pressupostos de aprovação ambiental do projecto, de acordo com o calendário previsto, a concessão do terminal poderá ocorrer em 2020″, refere o Ministério do Mar.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill