Em declarações proferidas em França, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro terá admitido que o novo terminal portuário para contentores na margem sul do Tejo deverá ficar no parque empresarial da Quimiparque e que o novo estudo de impacte ambiental será colocado em consulta pública em Julho
Transtejo

O futuro terminal portuário do Barreiro deverá situar-se no parque empresarial da Qumiparque e em Julho um novo estudo de impacte ambiental deverá ser sujeito a consulta pública, anunciou na última semana, em França, o presidente da autarquia barreirense, Frederico Rosa.

A solução agora adiantada resulta de uma alteração ao plano original, cuja avaliação de impacte ambiental revelou que o projecto inicial bloqueava as vistas do Barreiro sobre o Estuário do Tejo e levou a que na fase de discussão pública várias entidades, incluindo a Câmara Municipal do Barreiro, considerassem que a infra-estrutura deveria ser relocalizada.

Agora, segundo adiantou o Correio da Manhã com base em declarações de Frederico Rosa, o projecto considerou que não devem ser prejudicadas as vistas do Barreiro sobre o Estuário do Tejo e Lisboa, não deve entrar na zona urbana do Barreiro e não deve impedir o designado corredor da Terceira Travessia do Tejo, ou seja, uma futura ponte de ligação a Lisboa.

O mesmo jornal refere também declarações do vereador Desenvolvimento Económico e Estratégico, Rui Braga, segundo o qual “o terminal encolheu um bocadinho, mas com uma redução na capacidade” para acolher contentores e existe a hipótese de que 30% do tráfego possa vir a sair por barcaças, o que significaria menos camiões em circulação.

 



Um comentário em “Terminal do Barreiro na Quimiparque”

  1. Joaquim Bertão Saltão diz:

    Afinal até parece que tenho razão. O TCB configura uma POC (Perturbação Obsessiva-Compulsiva). E mais não digo. “O cego não é o que não vê, é aquele que não quer ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill