O impacto das taxas alfandegárias impostas às importações de carga da China afectam especialmente a Costa Oeste
Porto de Colombo

Com base em dados de 2017 e estimativas da Baltic and International Maritime Council (BIMCO), uma organização privada de armadores e operadores de transporte marítimo internacional, 27,4 milhões de toneladas de importações dos Estados Unidos de carga contentorizada são afectadas pelas taxas alfandegárias impostas pela Admnistração Trump, refere o World Maritime News.

A publicação recorda que esse volume de importações representa 14,2% de todas as importações dos Estados Unidos e 24,7% das importações da Costa Oeste, que é onde a maioria dos produtos chineses sujeitos às taxas suplementares são desembarcados e cuja indústria de transporte marítimo será particularmente afectada no caso da confirmação de uma guerra comercial entre Washington e Pequim.

De acordo com a Safety4Sea, porém, a China tentará ultrapassar o conflito comercial com os Estados Unidos em 2019, segundo afirmações atribuídas ao ministro do Comércio chinês feitas depois de negociações entre os dois países ocorridas na última semana, em Pequim, no âmbito das tréguas comerciais estabelecidas no final de 2018. Nesse encontro, terão sido estabelecidas as bases para um entendimento, refere a publicação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill