Empresas portuguesas com mais uma alternativa de exportação para o Mediterrâneo a partir de Leixões
Great Pendulum

Desde 13 de Junho que os armadores Tarros (Itália) e Arkas (Turquia) mantêm uma ligação regular de transporte marítimo de mercadoria entre o porto de Leixões e o Mediterrâneo, informou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

A estreia da ligação fez-se com a primeira escala do navio Vento di Zéfiro, da Tarros, no âmbito do serviço Great Pendulum, resultante de uma parceria entre os dois armadores que em Portugal já inclui o porto de Setúbal. Segundo a APDL, a ligação envolverá a escala regular de cinco navios, quatro dos quais com capacidade para cerca de 1.100 TEU.

Os navios envolvidos serão, além do Vento di Zéfiro, o Vento di Nortada e o Vento del Golfo, também da Tarros, e o Corelli e o Hilde A, da Arkas. O Vento do Golfo é o menor, com capacidade para 950 TEU. Face ao upgrade que vinha sendo feito na capacidade dos navios deste serviço e à evolução do mercado, os armadores têm a expectativa de continuar esse processo face aos navios actuais quando tal se justificar.

“Com esta nova rota marítima as empresas portuguesas vão passar a dispôr, a partir de Leixões, de mais uma alternativa para exportar para o Mediterrâneo. A nova linha trará, certamente, mais-valias para a economia da região, que vai passar a ter acesso mais facilitado a um mercado altamente estratégico”, afirma a APDL.

Para os armadores, a inclusão do porto de Leixões neste serviço, que foi uma opção entre outras que também foram ponderadas para servir o mercado do norte, resulta da necessidade de responder aos desejos dos seus clientes.

A APDL lembra que grande parte das ligações regulares a partir de Leixões fazem-se sobretudo, com recurso a trânsito em portos europeus a norte, “pelo que este novo serviço vem oferecer à infra-estrutura portuária e às empresas que nela operam o reforço deste mercado estratégico”. Com este serviço, o porto de Leixões passa a ter ligações regulares directas com portos em Itália, Grécia, Turquia, Líbano, Egipto e Marrocos. No caso da ligação a Itália, com a vantagem de permitir ligações a outros mercados importantes para os armadores, como a Argélia e a Líbia, através de outros serviços.

Segundo apurámos, a inclusão do porto de Leixões no Great Pendulum não provocará modificações no serviço, quer em Setúbal, onde já existe há nove anos, quer nas escalas mediterrânicas.

Notícia actualizada na 6ª feira, 15 de Junho

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill