O Governo de Taiwan está a promover fortemente a produção de energia eólica offshore, excluindo a China por razões que considera de segurança nacional
Taiwan

Taiwan anunciou recentemente os resultados do concurso para a instalação de parques de energia eólica offshore, que visam aumentar 3,8 GW de capacidade aos parques já existentes de 8 MW. Os projectos das empresas Orsted, da Dinamarca, e wpd, da Alemanha, foram os vencedores e pretendem instalar parques eólicos com 900 MW de capacidade e 1 GW de capacidade, respectivamente, segundo a Reuters.

Estas medidas, enquadram-se no plano de Taiwan de aumentar a capacidade de produção de energia eólica offshore para 5,5 GW até 2025, quando a capacidade de energia nuclear terminar integralmente. No caso da Orsted, serão os primeiros projectos comerciais de grande escala da região de Changhua e conectarão 900 MW à capacidade total disponível (1.000 MW).

É de recordar que a Orsted, proprietária do parque já existente Formosa 1, de 8 MW, obteve exclusividade em quatro locais, situados entre 35 e 60 quilómetros da costa, e já recebeu a aprovação do impacto ambiental para projectos com capacidade para 2,4 GW em Fevereiro. E dois dos seus projectos, de 605 MW (Changhua 1) e 295 MW (Changhua 2) devem estar operacionais em 2021.

No seguimento destes projectos, o Governo de Taiwan anunciou que espera leiloar até 2 GW de capacidade eólica offshore em Junho de 2018. No entanto, Taiwan não está a considerar empresas da China, devido ao facto de esta o reclamar como seu território. De acordo com um relatório da Reuters, Chung-Hsien Chen, Director da divisão de tecnologia de energia do Gabinete de Energia de Taiwan, referiu que as licitações chinesas foram excluídas “devido a preocupações de segurança nacional”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill