A tripulação opera o rebocador Svitzer Monte Cristi na República Dominicana
Pioneiro do Rio

A Svitzer contratou a primeira tripulação marítima totalmente feminina para o seu rebocador Svitzer Monte Cristi, de 70 toneladas, que opera nas águas dos rios Haina e Caucedo, na República Dominicana, anunciou o Maritime Denmark com base em informações da empresa.

Comandado por Maria de los Santos, que é acompanhada pela Engenheira Chefe Marysabel Moreno e pelas marinheiras Paloma Montero, Loreanni Torres e Juana Custodio, que rapidamente se tornaram ícones locais, o navio converteu-se num marco para a indústria marítima em geral, e da América Latina em particular.

De acordo com a Federação Internacional de Trabalhadores dos Transportes (ITF, no acrónimo em inglês), apenas 2%da força de trabalho marítima é composta por mulheres, a maioria com postos de trabalho em navios de cruzeiro ou ferries. Todavia, na República Dominicana, é possível encontrar mulheres com postos de commando de navios e capazes de efectuar manobras com toda a segurança, refere o jornal.

Actualmente, a Svitzer emprega 21 mulheres em todo o mundo em posições de commando para tarefas operacionais, lembrou o Director-Geral da Svitzer na República Dominicana, Dickson Rivas, ao mesmo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill