Irmãos Stilwell vão lançar um projecto para iniciar o debate sobre o surf em Portugal.
Oi Rio Pro

Os Irmãos Stilwell, surfistas desde pequenos, sempre sonharam “desenvolver um projecto profissional ligado ao surf” e poder “dar o [seu] contributo para o sector”, pelo que se preparam para lançar, em Setembro, o Surf Out Portugal, um projecto que tem “como propósito evidenciar a fase notável que o surf atravessa em Portugal e lançar o debate sobre a evolução futura do mesmo”, explicam numa entrevista à Surftotal.

Para os irmãos Stilwell, a indústria do surf, deveria ser, como outros sectores, uma atractividade laboral. Tendo ambos já assimilado experiência profissional noutros sectores, olham agora para o surf como um desporto que está a crescer, e que, muito tem crescido em Portugal, no entanto, “há sempre espaço para evoluir e acreditamos que mais diálogo, mais debate, mais ferramentas e mais abertura são elementos fundamentais para o feito”, explica Salvador Stilwell, um dos irmãos.

Não tendo dúvidas de que “Portugal está no bom caminho”, refere Patrick Stilwell, o outro irmão, que expõe a realidade – “o surf teve nas últimas duas décadas uma ascensão brutal, mas também uma queda muita abrupta no seu valor. Este fenómeno levou a que as empresas do meio tivessem de reestruturar e repensar as suas actuações”, e Portugal, não sendo excepção, gozando de um “boom mediático”, “consequência de muito bom trabalho de várias entidades, marcas e pessoas”, conseguiu, de alguma forma um posto no mercado. Mas “mais concertação, colaboração e mais sinergias”, poderiam levar o sector a crescer “como um todo”.

Como não poderia deixar de ser, nos dias que correm, boas práticas de sustentabilidade ambiental são inevitáveis de referir, principalmente para os irmãos que ambicionam também “incentivar a inovação neste sentido, bem como a “educação” dos consumidores”.

Para tal, os irmãos, além de uma discussão na Fiartil, no Estoril, entre os dias 15 e 16 de Setembro, onde todos os surfistas poderão trocar experiências e participar numa série de debates e workshops, farão uma “Innovation Session”, que terá lugar dois dias antes da Surf Out Portugal, a 13 de setembro, no hotel The Oitavos, em Cascais.

Um “workshop dirigido aos líderes das marcas do meio e marcas associadas ao surf que visam evoluir o seu negócio e acrescentar valor ao setor”, explicam.

Os irmãos Stilwell já contam com apoios como Turismo de Cascais, da C. Santos VP concessionário oficial Mercedes-Benz, do The Oitavos Hotel e da Partners. Contam ainda com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas. Surfotal, MEO Beachcam, Fuel TV, e ONFIRE Surf são os parceiros de comunicação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill