O Parlamento suíço negou a atribuição de pavilhão nacional ao navio Aquarius
Aquarius
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Parlamento suíço negou recentemente autorização para que o navio humanitário Aquarius navegue sob bandeira suíça, referiu o Safery4Sea. Há pouco mais de dois meses, um grupo de deputados suíços interpelou o Parlamento do país no sentido de conceder essa autorização, gerando um debate nacional sobre o assunto. A decisão chegou agora e foi negativa, com o argumento de que as operações de salvamento de migrantes no mar requerem um esforço sustentável e coordenado dos países europeus para gerir a admissão de refugiados.

O Aquarius, que opera em nome das organizações não governamentais SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras, é conhecido pelo resgate de migrantes em dificuldades no Mediterrâneo. Depois de ter navegado sob pavilhão panamiano, o Panamá retirou-lhe o registo, alegadamente sob pressão do Governo italiano. Entretanto, em Novembro, o Governo italiano ordenou a apreensão do navio, acusando as duas organizações que o operam de despejarem lixo tóxico nas águas do sul de Itália. O navio permanece retido sem pavilhão no porto de Marselha, proibido de efectuar operações de salvamento no mar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Seminário WavEC 2018

    4 Dezembro, 2018 - 5 Janeiro, 2019
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill