A entrega dos novos submarinos Espanhóis com propulsão atmosfericamente independente (AIP), está de novo atrasada, esperando-se agora a conclusão da primeira unidade apenas para 2022.

O novo atraso foi revelado pela própria Ministra da Defesa do Governo de Madrid, Margarita Robles, na Quarta-feira, numa visita realizada à Base Naval de Cartagena, onde os novos submarinos irão ficar sediados, para anunciar um novo investimento de 16 milhões de euros parra o melhoramento das respectivas infra-estruturas, bem como um reforço de 1,7 mil milhões de euros para o programa respeitante à construção dos novos submarinos S-80 que passará a totalizar assim um valor na ordem dos 4 mil milhões de euros.

Como se sabe, tem sido um processo complicado.

Prevendo o programa, inicialmente, a primeira entrega para 2015 mas logo em 2013 foi detectado o problema de os submarinos terem sido projectados demasiado pesados para conseguirem regressar à superfície por si sós após mergulho, sendo então necessário refazer o respectivo projecto, a cargo da Navantia, de forma a alongar em 10 metros o respectivo comprimento, passando de um total de 71 para 81 metros.

Mais recentemente, devido à novas dimensões, foi também falada a necessidade de os pontões, dadas as novas dimensões dos submarinos, terem de ser reconstruídos em Cartegana, justificando assim também os novos investimentos nas respectivas infra-estruturas, algo que o Ministério da Defesa, todavia, já negou peremptoriamente, afirmando encontrarem-se os mesmos já previstos desde 2009.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill