Ryazan, equipado com mísseis balísticos, volta à base naval depois de cinco anos em reparações

O submarino nuclear russo Ryazan, equipado com mísseis balísticos, regressou ao activo depois de cinco anos parado para reparações e modernização, referem vários meios de comunicação internacionais.

Uma informação que terá sido confirmada pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, que terá admitido o regresso do navio ao seu porto de origem, em Vilyuchinsk, depois de ter estado em reparação nos estaleiros de Zvedza, referem as mesmas fontes.

Conforme tem sido referido, o Ryazan é um dos três submarinos remanescentes do projecto 667BDR, que envolveu a encomenda, em 1972, pela ex-União Soviética, de 14 submarinos equipados com 16 mísseis balísticos dotados de três ogivas nucleares cada.

O primeiro entrou ao serviço em 1976 e desde então foram retirados do activo, excepto três. O Ryazan entrou ao serviço em 1980 e foi atribuído à Frota Russa do Norte dois anos depois. Em 2007 mudou de base e em 2008 passou para a Frota Russa do Pacífico.

O Ryazan tem 155 metros de comprimento e opera a uma profundidade de 400 metros, com uma tripulação de 130 elementos. Transporta quatro torpedos de 533 mm e dois de 400 mm, estando equipados com 16 mísseis balísticos R-29R lançáveis do submarino. Foi aliás no âmbito do projecto 667BDR que a União Soviética adoptou, pela primeira vez, submarinos com esta capacidade.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill