O Ministro da Economia Francês voltou a refirmar a vontade do seu Governo de fechar negócio com a Fincantieri em relação à venda de parte do capital dos Estaleiros da STX em Saint-Nazaire.
Fincatieri

O Ministro da Economia Francês, Bruno Le Maire, adiantou mesmo a intenção de entregar nos próximos dias uma nova proposta nesse sentido à Fincantieri para discussão e eventual decisão na próxima cimeira Franco-italiana marcada para 27 de Setembro.

Como se sabe, a questão determinante respeita à detenção da maioria do capital que, numa primeira fase, o Governo de François Hollande aceitou poder ficar nas mãos da Ficantieri (48%) e da a Fondazione CR (6%), o que o novo Governo de Emmanuel Macron recusou liminarmente em Julho passado, quando o negócio deveria ser efectivamente realizado, conduzindo assim à temporária nacionalização dos Estaleiros da STX de Saint-Nazaire até ser encontrada uma solução para ultrapassar o impasse criado uma vez a própria Fincantieri também não aceita que o Governo Francês, invertendo uma decisão anterior, fique agora detentor maioritário das acções do estaleiro _ e muito menos pelas supostas razões estratégicas invocadas.

Neste novo enquadramento, o que o Ministro Bruno Le Maire agora refere é possibilidade de um acordo mais vasto de cooperação Franco-Italiana na área da Defesa, tirando partido das sinergias passíveis de serem ganhas para se vir a constituir um projecto que poderá ser uma espécie de Airbus Naval.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill