Dados de cruzeiro científico de Dezembro antecipam uma evolução ainda melhor, segundo a ANOPCERCO, que defende uma revisão da quota de captura para 2018 se tal melhoria se verificar
CIIMAR

A Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO) divulgou esta semana resultados de um cruzeiro científico realizado em Dezembro pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que revelam que o stock de sardinha na costa portuguesa atinge 120 mil toneladas entre Caminha e o Cano Espichel, “um acréscimo de 110% face à biomassa que tinha sido avaliada em Dezembro de 2016”.

Tais dados terão sido divulgados primeiramente no dia 28 de Fevereiro, na reunião da Comissão de Acompanhamento da Sardinha, no Ministério do Mar, e para a ANOPCERCO são “globalmente muito positivos” e “vêm ao encontro das medidas de gestão do stock nos últimos quatro anos”. A associação considera que os dados a recolher em Abril serão “ainda mais positivos”, atendendo à paragem da pesca entre Outubro e o final de Abril.

Se esta evolução positiva se confirmar, a ANOPCERCO defende que deverá ser proposta uma quota de pesca melhorada para 2018. Actualmente a quota proposta é de 14.600 toneladas, estimada em função das 146 mil toneladas de biomassa definidas para Portugal e Espanha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill