A empresa recebeu luz verde para explorar o campo Joah Castberg, um local com muito petróleo no Mar de Barents.
PALP

A empresa petrolífera pública norueguesa Statoil recebeu luz verde para explorar, em parceria com a Eni e a Petoro, no Mar de Barents, o projecto offshore Johan Castberg, cujo investimento será de aproximadamente 5 mil milhões de euros. A produção estimada é de 450 a 650 milhões de barris por dia, o que pode representar um incremento na economia da Noruega.

“Johan Castberg trouxe desafios. O projecto não era comercialmente viável devido a altas despesas de capital, superiores a 10 mil milhões de euros, e a um preço do petróleo equivalente a mais de 65 euros (80 dólares) por barril. Trabalhámos muito com os nossos fornecedores e parceiros para mudar o conceito e encontrar novas soluções. Hoje, estamos a entregar um plano de desenvolvimento e operações sólido para um campo com despesas de capital reduzidas, que será rentável, a preços do petróleo de menos de 30 euros (35 dólares) por barril”, referiu Margareth Ovrum, vice-presidente da Statoil.

A Statoil anunciou também a selecção da Aker Solutions para realizar o sistema de produção submarina e o design para o campo, que será o maior na indústria offshore norueguesa. “O nosso envolvimento precoce e forte na colaboração com a Statoil ajudou a reduzir para metade os custos de desenvolvimento, permitindo que este projecto, estrategicamente, fosse avante”, disse o presidente da Aker, Luis Araujo, acrescentando que “o campo é fundamental para desenvolver o norte da Noruega como uma região de petróleo e gás”.

Num momento de mudança para a Noruega em relação ao petróleo, o gestor do fundos de pensões do Governo, o Norges Bank Investment Management Global – o maior accionista do mundo com 85 triliões de euros de activos –, anunciou, em Novembro, que aconselhou o Estado a vender todas as suas participações em empresas de petróleo e gás. “Este conselho baseia-se exclusivamente em argumentos financeiros e em análises da exposição total do Governo ao petróleo e ao gás”, disse o vice-governador do Norges Bank Investment Management Global, Egil Matsen.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill