São 31 licenças para pesca de atum fora da área de 24 milhas náuticas, que fica reservada à pesca local

A Somália terá emitido 31 licenças de pesca à China Overseas Fisheries Association para captura de atum em águas somalis além das 24 milhas náuticas, conforme anúncio feito pelo Presidente somali, Mohamed Abdullahi Farmajo, numa cerimónia que terá ocorrido no passado dia 11 de Dezembro, refere o Maritime Executive.

De acordo com o Governo da Somália, citado pela publicação, as licenças destinam-se apenas aos stocks migratórios do atum e não afectam a pesca local, para a qual está reservada a área de 24 milhas náuticas a partir da costa. Fora disso, a frota pesqueira local não terá capacidade para pescar.

Igualmente segundo o Governo somali, o país dispõe de um navio para realizar inspecções, estando já uma equipa a ser preparada para o efeito, e pode recorrer a navios estrangeiros para o efeito, numa alusão a referências feitas ao longo de anos de acordo com as quais a Somália carece de meios para fiscalizar a sua Zona Económica Exclusiva.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill