ANACOM, ADRAL e INCM testam solução tecnológica com plataforma da Marinha e ferramenta da Microsoft
GEOProj

A solução Gestão Estratégica de Recursos e Projetos (GERProj), que reúne as valências da Plataforma de Gestão Estratégica desenvolvida pela Marinha e a Ferramenta de Gestão de Projetos da Microsoft (EPM 2016) e suporta a nova área de Serviços Partilhados de Project Management Office (SPPMO) da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPaP) vai ser testada em três entidades piloto: a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM).

Conforme explica a Marinha, o desenvolvimento da GERProj “contribui para promover o alinhamento da estratégia organizacional com a gestão operacional, através da gestão do portefólio de projectos”. A Marinha recorda também que a sua plataforma, designada Sistema de Monitorização e Controlo da Gestão Estratégica (SMC-GE) e premiada internacionalmente em 2015, foi iniciada em 2011, apenas com recursos internos, para “apoiar o seu processo de gestão estratégica, baseado na metodologia Balanced Scorecard”.

Em 2015, na sequência de um Protocolo de Colaboração estabelecido com a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional (SGMDN) e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap), ficou definida a partilha desta plataforma, visando a “sua adequação à generalidade dos órgãos da Administração Pública”, refere a Marinha. Em Março deste ano, “a necessidade de regular os termos dos testes à plataforma Enterprise Project Management (EPM), determinou o estabelecimento de uma Adenda ao referido protocolo”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill