A IACS admite a necessidade de os seus membros se adaptarem à evolução tecnológica e regulamentar do transporte marítimo e vai tomar medidas nesse sentido
Hapag-Lloyd

A Associação Internacional de Sociedades Classificadoras (IACS, na sigla em inglês), reconheceu a necessidade de adaptar os seus procedimentos às novas regras sobre transporte marítimo e assim prestar serviços com os mais elevados padrões de qualidade, refere o World Maritime News.

De acordo com o jornal, esta foi a ideia transmitida pelo Chairman da IACS e CEO da sociedade classificadora DNV GL, Ørbeck-Nilssen, durante a conferência anual da Associação Marítima do Connecticut.

Uma das preocupações da IACS tem sido a identificação de que critérios podem constituir um obstáculo regulamentar a operações de navios autónomos. Paralelamente, a IACS está a apoiar a indústria do transporte marítimo no desenvolvimento de uma terminologia comum a diferentes níveis de autonomia na navegação marítima.

Outra das preocupações da IACS é a questão da segurança informática (ou ciber-segurança). Nessa medida, a associação está a rever os seus requisitos de investigação e poderá mesmo adoptar técnicas e meios avançados de inspecção, incluindo remotos. O Chairman da IACS também anunciou o desenvolvimento de procedimentos relacionados com os certificados electrónicos, visando a sua utilização poe toda a indústria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill