A ONG responsável pelo sistema já anunciou a autorização para proceder à missão de limpeza da enorme mancha de lixo do Pacífico, que deverá estar concluída em pouco mais de um mês
Our Ocean
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A organização não-governamental holandesa The Ocean Cleanup divulgou recentemente que o seu sistema de limpeza marítimo Cleanup System 001 está apto e autorizado para proceder à operação de limpeza na Grande Mancha de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch, ou GPGP), a 1.200 milhas náuticas da costa de São Francisco (Estados Unidos).

Conforme já noticiámos, toda a operação tem um custo de 1,7 milhões de euros e a colaboração da Maersk, através do seu rebocador Maersk Launcher, que transporta o equipamento até ao destino. A partida ocorreu no dia 8 de Setembro e a conclusão da operação, estimada para 60 dias, está prevista para meados de Novembro.

Segundo alguns meios de comunicação social, após duas semanas de ensaios no Pacífico, concluiu-se que o sistema atinge na água uma velocidade superior à dos plásticos, permitindo a sua recolha, e tem capacidade para correcção de rota no caso de uma alteração do vento e das ondas, o que permite manter o rumo certo. Paralelamente, não sofreu danos durante os ensaios, pelo que está em perfeitas condições para executar a tarefa e tem uma resistência comprovada que lhe possibilitará fazer face ao ambiente difícil com que se deparará.

O sistema consiste numa barreira flutuante em forma de U com uma faixa de três metros agregada por baixo e foi concebido para se deslocar com o vento e as ondas, visando a captura passiva de plásticos. Devido ao formato do equipamento, os resíduos plásticos serão afunilados para o centro do sistema. Numa comparação já feita na imprensa, o sistema funciona como um Pac-man gigante, passando levemente sobre a superfície do oceano e absorvendo os resíduos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Seminário WavEC 2018

    4 Dezembro, 2018 - 5 Janeiro, 2019
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill