O sistema de abastecimento de energia eléctrica a navios em porto da Siemens, denominado Siharbor e já instalado em Espanha e Alemanha, foi apresentado em Lisboa e a empresa admite que ele está pronto para ser aplicado a portos nacionais
Siharbor

A Siemens aproveitou a Regata de Portugal para apresentar o seu sistema de fornecimento de energia eléctrica a partir de terra para portos e terminais de cruzeiros, destinado a fornecer energia aos navios atracados. O sistema, denominado Siharbor, contribui para diminuir a poluição ambiental e já é usado em portos de Espanha e Alemanha, segundo refere a empresa.

“Com o Siharbor, os navios podem desligar os seus geradores a diesel ou gás natural, diminuindo significativamente as emissões poluentes do ar, tais como óxidos de nitrogénio e de enxofre, poeiras finas e dióxidos de carbono”, contribuindo igualmente para reduzir “a poluição sonora e as vibrações, beneficiando todo o meio circundante”, esclarece a Siemens.

Actualmente, o sistema está instalado na Alemanha (no porto de Cuxhaven e no terminal de cruzeiros de Hamburgo) e a ser instalado em Espanha (na doca de ferry que faz liga La Palma, La Gomera e Tenerife, e, desde este Verão, num projecto-piloto no porto de Barcelona). E já está disponível para os portos portugueses, esclarece a empresa.

Segundo a Siemens, “o Siharbor permite fazer uma ligação rápida, simples e flexível aos navios através de um sistema de gestão dos cabos de alimentação, a partir de terra”, satisfazendo “os diferentes requisitos de energia dos operadores dos portos, dos proprietários dos navios, dos estaleiros navais e das empresas de serviços energéticos”. Além disso, “pode ser instalado em qualquer porto e adaptado a qualquer topologia de atracadouro e necessidades energéticas” e alimentar qualquer tipo de navio, como cruzeiros, porta-contentores ou ferries.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill